quinta-feira, 19 de março de 2009

BRASILEIRA É FUTURA PRIMEIRA-DAMA DE EL SALVADOR !!!

Vanda Pignato e Mauricio Funes comemoram com simpatizantes vitória nas eleições salvadorenhas.
Nome oficial: República de El Salvador

Capital: San Salvador

População: 7 milhões

Expectativa de vida: 72 anos

Nacionalidade: salvadorenha

Divisão: 14 departamentos

Línguas: espanhol (oficial) e náuatle

Religião: católica, minoria protestante

Moeda: colón salvadorenho

Natureza do Estado: república presidencialista




Uma brasileira será a primeira-dama de um país na América Central: Vanda Pignato, brasilo-salvadorenha nascida em São Paulo, é casada com o jornalista Mauricio Funes, eleito presidente de El Salvador no último domingo e que assume o cargo em 1º de junho.Vanda disse acreditar que "El Salvador pode ser um ponto de partida para o Brasil ampliar suas relações comerciais e culturais com os demais países da América Central".




Eleito pelo FLMN (Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional), partido que até o início dos anos 90 era um grupo guerrilheiro de extrema esquerda, Funes tornou-se jornalista de grande influência e muito popular no país antes de entrar de vez para a política. Essa popularidade, além de ter sido fundamental para a sua eleição no último domingo, também acabaria lhe rendendo, tempos depois, um casamento, como conta a futura primeira-dama.




Vanda, que é diretora do CEB (Centro de Estudos Brasileiros) de El Salvador, lembra que ao ser convidada pela emissora de televisão Canal 12 para opinar sobre a compra de um pacote de telenovelas, pediu para conhecer Funes, de quem, segundo diz, "já era fã de carteirinha por causa do seu estilo destemido e independente". Vanda brinca com o fato de ter conhecido seu marido por causa das novelas e compara a relação deles com "uma boa telenovela com todos os lances felizes".




A futura primeira-dama mora há 16 anos em El Salvador. Além de atuar na embaixada brasileira como diretora do CEB, para o qual foi nomeada em 1993, também representa o PT (Partido dos Trabalhadores) na América Central. Já recebeu várias premiações nos dois países por sua atuação social e cultural.




Na época em que El Salvador estava em guerra civil, Vanda conta que esteve várias vezes no front e, em algumas delas, chegou a entrar de forma clandestina para levar ajuda humanitária às populações atingidas. "Sempre tive uma relação profunda com El Salvador. No ano passado me naturalizei salvadorenha e, hoje, com muito orgulho, tenho as duas naturalidades", conta.




Funes também demonstra grande simpatia por Lula, que foi um dos primeiros a parabenizá-lo pela vitória nas eleições. Logo após ser eleito, o novo presidente de El Salvador já afirmou que pretende construir relações estreitas com o Brasil.

fonte:uol

Nenhum comentário: